quarta-feira, 19 de agosto de 2009

POLICIAL MILITAR ORIUNDO DE PARNAÍBA APRESENTOU SURTO DE FEBRE TIFOIDE

Um policial militar da cidade de Parnaíba-PI, foi internado em um dos leitos do Hospital São Marcos, oriundo da prontoclinica(Parnaíba-PI) onde lá esteve internado por um periodo de 11(onze) dias, apresentando um quadro clinico diario de febre prolongada e palidez, não sendo detectado pelos médicos daquele estabelecimento de saúde, sendo transferido para Teresina, onde em data do dia 19 de Agosto de 2009 obteve alta e tendo como diagnostico uma doença antiga de nome FEBRE TIFOIDE.

A febre tifóide é uma doença infecciosa potencialmente grave, causada por uma bactéria, a Salmonella typhi. Caracteriza-se por febre prolongada, alterações do trânsito intestinal, aumento de vísceras como o fígado e o baço e, se não tratada, confusão mental progressiva, podendo levar ao óbito. A transmissão ocorre principalmente através da ingestão de água e de alimentos contaminados. A doença tem distribuição mundial, sendo mais freqüente nos países em desenvolvimento, onde as condições de saneamento básico são inexistentes ou inadequadas.

A principal forma de transmissão é a ingestão de água ou de alimentos contaminados com fezes humanas ou, menos freqüentemente, com urina contendo a S. typhi. Mais raramente, pode ser transmitida pelo contato direto (mão-boca) com fezes, urina, secreção respiratória, vômito ou pus proveniente de um indivíduo infectado. Segundo o Militar que atualmente presta serviço na Penitenciaria Mista de Parnaíba, será que a água da AGESPISA na cidade de Parnaíba esta contaminada pois esta é uma doença rara que a muito tempo não se ouviu falar, temos que nos cuidar e tomar cuidado com a água servida na cidade de Parnaíba pela empresa citada a cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário