
SOLDADO PM VILSON DINIZ BALEADO EM ASSALTO AO BANCO DO BRASIL NA CIDADE DE COCAL-PI
O coronel Francisco Prado assegura que não faltarão policiais para o Ronda CidadãoO coronel Francisco Prado, comandante geral da Polícia Militar do Piauí, declarou nesta quarta-feira que já foi feito todo o trabalho de mapeamento da capital necessário para a implantação do programa Ronda Cidadão, criado com o intuito de reforçar a segurança pública do Estado.
De acordo com Prado, o treinamento dos policiais que atuarão no programa inicia na primeira quinzena de maio. A partir daí, a PM terá cerca de um mês para dar início às rondas de bairro, cujo diferencial é a aproximação da Polícia à população, através da presença de viaturas a cada 4 km, conforme prometeu o governador Wilson Martins.
O comandante garante que pessoal não vai faltar para o programa, e esclarece que o tradicional policiamento ostensivo não será encerrado. Os dois sistemas atuaram de forma complementar.
O Ronda Cidadão foi lançado pelo governador Wilson Martins no dia 21 de abril, durante comemoração da passagem do "Dia de Tiradentes", o patrono da Polícia Militar, no Quartel do Comando Geral (QCG).
O novo mecanismo de segurança começará a ser implantado na capital, com cerca de 150 viaturas. Mas a intenção é que ele seja ampliado para outras cidades, como Parnaíba, Picos, Floriano e Piripiri.
FONTE: PORTAL O DIA.
É uma vergonha sabermos que esse Comandante fala em segurança pública e esquece que no i9nterior do Piauí a segurança pública vive em desgaste profundo quase a falencia, que tristeza ouvir falar de maneira que no Piauí só exista a Polícia de Teresina, como o Roni e algumas outras polícias, e esquecem que nos PPOs da vida somente um policial militar faz a vigia do predio que foi doado pela prefeitura de alguma cidade do interior e o pior que os comandantes destas unidades nada faz para melhorar tal setor da segurança em vez disso fecha os locais de trabalho daqueles que eram para dar segurança para a população e somente estão servindo de vigia de predio, que vergonha comandante.
Se fala tanta em viaturas novas, equipamentos de ultima geração e cade esses materiais para nossos policiais aqui do interior, vejamos o que aconteceu a anos atraz na cidade de Caxingo-PI, um policial militar foi assassinado de graça pela irresponsabilidade de algum comandante da época que não teve pulso para colocar mais policiais a fim de prestar segurança naquela cidade sem se falar que o PM se encontrava de férias e ninguém teve a responsabilidade de mandar avisa-lo de suas férias, foi-se mais um pai de familia, e mais recente o que aconteceu na cidade de Cocal a poucos Km da cidade de Parnaíba-PI, foi alvejado com um tiro nas costas por assaltantes que fizeram o maior terror naquela cidade, e mais uma vez só tinha 02 (dois) policiais militares dando segurança a que e a quem numa cidade de grande porte que é Cocal da Estação, mais uma vez a segurança pública não se faz presente no interior do Piauí e o que fazer a quem recorrer ao Comandante da Polícia que vive fazendo média e brincando de segurança pública, acorda Piauí senão nossos policiais não poderão nem sair de suas casas por insegurança dentro da corporação, queremos as viaturas novas, os coletes e os armamentos novos que dizem que foi adquirido.
VEJA UM TRECHO DA ENTREVISTA DO COMANDANTE GERAL DA POLÍCIA DO PIAUI A RESPEITO DO RONDA CIDADÃO: Teresina terá uma viatura a cada quatro quilômetros.
"Isso vai trazer uma sensação de segurança para a sociedade. Se você chega a noite na sua casa, e o cara toma o seu carro, no lugar de você ligar para o 190 você liga para o carro da sua área. De imediato ele chega", disse o coronel, acrescentando que a viatura não deixa o local, exceto em casos de crimes de maior demanda, como sequestros. "Se ele efetuar a prisão de dois elementos, vai outro carro buscar, mas a viatura tem que ficar na área".
A Polícia Militar ainda pesquisa onde implantará a primeira base comunitária, que deve ser instalada até 30 de maio. A ideia é avaliar o funcionamento dela para corrigir os erros e aprimorar o funcionamento das próximas. Serão necessárias 130 a 150 viaturas para cobrir toda a capital, e o projeto não elimina a ação de outros grupamentos, como as Rondas Ostensivas de Natureza Especial - Rone. Parnaíba, Picos, Floriano, e Piripiri serão
Perguntado por um telespectador sobre o uso inapropriado do telefone celular, o coronel Francisco Prado fez questão de frisar o monitoramento que será feito dos trabalhos. "Não, porque o telefone só faz receber. E outra coisa: Nós temos uma central de monitoramento que vai acompanhar todo o passo da viatura e todo o passo do policial militar", concluiu
Essa foi a entrevista do comanda da Pm falando a respeito de segurança pública em Teresina, e porque esqueceu do restante do Piauí, ou a Polícia Militar é somente da cidade de Teresina; queremos que olhem também para nós comandante o interior é importante, Exmº Sr. Governador tome providencias a respeito, pois nossos policiais estão cansando e sofrendo com todo este descaso na segurança publica do nosso Estado, será que mais policiais terão que passar por essa calamidade na segurança como vemos a cima um de nossos homens de segurança pública deitado no leito de um Hospital Público por falta de amparo e compromisso com a segurança.
gostaria de frisar meus pensamentos a respeito do problema que é também da responsabilidade de nossos governantes, é triste o q aconteceu co o pm em tela na cidade de Cocal-PI, na verdade os senhores tem toda razão, o Cel Prado vive falando bonito nos canais de televisão, mas não faz nada para melhorar os problemas dentro da corporação, cadê as vtrs cmt, Teresina ja esta provida demais de Policiais de um lado para outro veja se o senhor olha para o interior e mande mais homens para as delegacias e ppos, não deixe seus irmão de fardas morrerem a toa e de graça, é inadimissivel uma arma desses PMs com duas balas o que fazer em situações de assalto, é correr como o sd Diniz correu para sobreviver, Coronel Prado o senhor ja esta velho demais, vá embora e entregue o cargo a um Coronel mais novo e com mais vigor, mas vale um covarde vivo do que um herói morto, esse é o dilema do interior, se acovardar por cause de caprichos e paixões do senhor somente pela Polícia da Capital.
ResponderExcluirÉ uma lástima o q acontece aqui no Piauí!!!
ResponderExcluirPolícia prá o comandante só existe para Teresina!!
O interior está um descaso, não temos material humano suficiente para combater o crime!! O Sd. do interior vive trabalhando confiando apenas em Deus q não desampara aquele q o busca e lhe obedece. No interior do Estado o policial passa por maus bocados, passa decepção, humilhação nas ocorrências por falta de contigente. As vezes tem q ir pra ocorrência sozinho, SUJEITO A MATAR OU MORRER. Enquanto o regulamento adverte q o plicial não deve ir para uma ocorrência sozinho. A população fica desprovida e o crime impera. Esses comandantes só olham para o regulamento quando é pra cobrar os deveres do policial(punição)os direitos dos policiais são esquecidos. Tá dificil fazer polícia!!