O Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias convocou vários representantes de Associações, entre Militares da ativa e inativa, Policiais Civis e fazendários, na noite da última terça-feira (19/05) para comunicar que não seria possível cumprir o acordo firmado no ano passado, que prevê reajuste salarial para estas categorias.
Em maio de 2008 houve uma negociação com o Governo através da Lei 5.755 que ficou estabelecido o aumento anualmente no soldo dos Militares com reajustes a partir de maio deste ano até 2011, quando os salários alcançariam o aumento estabelecido na lei. Para os inativos foi feita uma correção prevista no artigo 1º da mesma Lei. Mas o que aconteceu ontem muda tudo e três categorias vão ficar sem o aumento, que inclusive muitos militares já estavam contando com o acréscimo no vencimento.
O que aconteceu de fato foi uma arbitrariedade, um comunicado, uma determinação, uma decisão unilateral, uma vez que não houveram rodadas de negociação, sequer uma consulta junto aos representantes das Associações dos servidores que sofrerão com a decisão do governador. Segundo a medida adotada pelo Governo do Estado, o reajuste que seria concedido no próximo vencimento será fracionado em três parcelas diferentes – 20% do reajuste será implementada em maio, 30% em agosto e 50% em novembro. E esta deliberação causou uma revolta generalizada.
Para o Presidente da AMEPI, o Capitão Evandro Rodrigues da Silva, “Se o principio da legalidade não é respeitado pelo Governo do Estado através de suas próprias Leis, está ferindo o Estado Democrático de Direito”. E ainda: “Se todos os cidadãos entenderem que as leis não são respeitadas, vai ser o caos”, completou o Capitão.
Em entrevista a rede de televisão o Secretário da Fazenda, Antonio Neto disse que estudou varias maneiras afim de não tomar esta decisão, mas que era impossível, já que o fundo de participação “nunca foi tão inferior quanto foi ano passado”. Antonio Neto garantiu que o Governo vai cumprir a Lei assim que tiver caixa para isso e que não vai dar calote, mas que também: “não posso atrasar o pagamento dos servidores”. “Não fomos nós que criamos a crise”, afirmou o Secretario.
Hoje (20), muitos associados e representantes das categorias prejudicadas buscaram esclarecimentos para esta resolução. E para se estabelecer uma pauta com a participação de todos, as Associações: ABMEP, ABCES, ARBESSA, ABCPOL, ADOMIP e ABEMPI, convidam todos os Oficiais ativos/inativos e Praças para uma Assembléia Geral, marcada para esta quinta-feira (21/05), às 16:00h na sede da AMEPI, na Av. São Raimundo, 1359, bairro Cristo Rei.
Postado por: Amepi em 20-05-2009 as 16:50:00
Obs: Nós representantes de classe queremos sim o melhor para toda categoria, o maior problema é que estamos vivenciando uma passagem de comando de um governo que se diz dos trabalhadores para outro que também fala em nome dos trabalhadores, aqui no Piauí desde a tragedia dos algodões todas as entidades estão lutando por um bom salario para todos e dignidade dentro da corporação, mas existem muitas barreiras que impedem a tão sonhada dignidade salarial, onde de um lado saiu um governo que nada fez para a categoria policial militar e de um outro entra um que se diz socialista, socialista para sua familia e amigos e esquecem o compromisso com a Policia Militar e coloca uma miseria no contracheque de todos, nós das associações não temos podemos ser reponsabilizados sozinhos pois toda tropa tem que desempenhar um papel unico para o fortalecimento da luta, quando convocamos a presença de todos, muitos usam do anonimato e quando conseguimos algo de beneficio para todos somos aplaudidos e quando o sucesso não é conseguido como este reajuste vergonhoso, somos execrados e falam coisas pessimas de nossas entidades, queremos mostrar um comentario que fala a respeito do assunto:
francisco morais disse...
estes governos fazem isto porque os nossos representantes incluindo voçes da abecs-pm/bm estão inerte e perdido no tempo e no espaço, onde ja se viu uma entidade ficar tão calada da forma que as nossas estão mesmo tendo uma lei aprovada desde de 2009 a lei nº 5.755 que versa sobre o vencimento da policia militar, será se é não se pode bater nos companheiros de voçes como: DILMA, WELLINGTON, WILSON, JVC E CIRO FILHO criem vergonha na cara e saiam de cima do muro, cumprimento da lei já, só é isto quer esperamos de voçes.
lembramos bem a meses atraz onde um amigo nosso Cabo Agnaldo fez declarações a respeito dos baixos salários da Pm, onde o ex governo Wellington Dias em campanha para governador foi em uma reunião no clube dos cabos e soldados e falou a varios Pms que no seu governo um soldado iria ter um bom salário e o que aconteceu ate hoje o soldado ainda não tem esse tão sonhado bom salário, promessas esses politicos não cumprem, mas o cabo agnaldo fez declarações que causou raiva no seio da Policia Militar quando mostrou um contracheque e falou que o ex governado era O JUDAS DO PIAUÍ, em meio a dezenas de policiais ativos, inativos, pensionistas e esposas de militares, o que fizeram alguns oficias da PM, o denunciaram na corregedoria, fizeram um procedimento administrativo em seguida o puniram com PRISÃO, esta ai caro Francisco Moraes desde essa prisão nossos representantes não se cansam de serem punidos e também não se calam, essa vergonha de reajuste o governo ja tinha decidido não cumprir porque usando as mesmas falas e linguagem de que o estado esta em crise financeira e mais nunca se trabalhou tanto para que o salario da corporação seja melhor do que nesse governo de PT, vc é que tem que participe mais de sua associação e trazer opiniões e sugestões para nós. vc é que não esta vendo o que se é feito pela categoria.
CAROS POLICIAIS CIVIS MILITARAES E BOMBEIROS,VOU SER CURTO EM MINHAS PALAVRAS. O SECRETERIO DIZ BLA,BLA,BLA,E VEM DESCUMPRINDO UMA LEI QUE FOI FIRMADA COM ACLASSE POLICIAL, ENTÃO VEJAM AS COISAS. SE ELES PODEM DESCUMPRIR LEIS PORQUE NÓS TAMBÉM NÃO PODEMOS.
ResponderExcluirÉ PARALIZAÇÃO JÁJÁJÁJÁJÁJÁJÁ, GREVE JÁ.
RECEBI E ESTOU REENVIANDO...
ResponderExcluir"...lutaremos sem temer..."
Até quando isto irá acontecer sem nenhuma resposta for dada à altura pela justiça em nosso país???
O nosso saláro é digno com o risco de qualquer um, até mesmo eu ou você, de ser a próxima vítima???
Os ignorantes (aí estão o público INTERNO (OFICIAIS (em grande maioria) E SEUS BABA-OVOS e "PRINCIPALMENTE" os EXTERNOS) só sabem cobrar e cobrar!!! Mas será que sabem como estão passando a família deste Policial da foto??? ou de seu subordinado???
Não podemos ficar parados e dizer q tudo está bom.
BOM?! SÓ SE FOR PARA OS MARGINAIS DESTE PAÍS QUE ESTÃO DEITANDO E ROLANDO!!! e para as grandes patentes que ficam atraz de uma mesa cobrando e ferrando com a vida de PMs que dão suas vidas para salvar um bando de ipocritas que nem se quer dão o valor devido a sua policia, atraves de PADs, sindicançias e outras coisas. vão perder seus tempos e fazer jus aos salarios altissimos que voçes guanham nas ruas dando resposta a comunidade que preçisa tambem de vcs não só do policial que é mau remunerado e não tem estimulo nenhum para trabalhar.
Isto não pode, e não deverá ficar assim!!!
Eu não consegui ver essas fotos sem me emocionar..
se alguem tinha que chorar..deveria ser a mãe do bandido e não do policial,
que escolheu o caminho certo..escolheu dedicar-se inteiramente ao serviço
policial militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade
mesmo com o risco da própria vida...vida ceifada tão prematuramente..
onde estariam os filhos da puta dos direitos humanos agora..heim??? (DIREITOS HUMANOS NESTE PAIS É SÓ PROS VAGABUNDOS E FILHOS DA PUTA QUE DEFENDEM ESTA MERDA DE DIREIROS HUMANOS. CADE ESA RAÇA DE FILHA DA PUTA DESGRAÇADA QUE NÃO APAREÇE AGORA PARA ASSISTIR A FAMILIA DO PM? E SE FOSSE O BANDIDO? JA ESTARIAM NA FRENTE DO FORUM E DO QUARTEL PROMOVENDO ARRUAÇA E DESORDEM PARA FERRAR COM A VIDA DO PM! BEM TIPICO DESSA RAÇA DE FILHA DA PUTA!!!! RAÇA DE BANDIDO MAIS BANDIDO QUE OS PROPRIOS BANDIDOS!!!! até dentro de nossa honrosa corporação que era para ser orgulho para os catarinenses, e porque não brasileiros e turistas, temos pessoas com esta visão medilcre e hipocrita de que bandido vagabundo é coitadinho!!!)
espero que um dia não aconteça na casa de voçês que tanto defendem vagabundo, e se aconteçer torçemos para que todas as viaturas da região estejam em ocorrencia e que demorem muito para atende-lo e que o deixe sofrendo nas mãos dos marginais que você tanto defende. abraços!!!!
Sd Bastos da Turma de 2008 PMSC, morto em Tijucas em maio 2010.
QUEM POUPA O LOBO, SACRIFICA A OVELHA.
Quem deve morrer é a besta, não a vítima indefesa, como é de rotina neste país, para humanos é justo o direito à vida, para animais irracionais e brutos a morte é a paga que lhe é devida.
Alguns religiosos e políticos insistem em denunciar o abuso policial e até aí tudo bem, mas por que nunca, mas nunca mesmo denunciam os abusos praticados por traficantes, assaltantes e assassinos.
POLICIA MILITAR: RUIM COM ELA MUITISSIMO PIOR SEM ELA!!!!!!!