quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

POLÍCIA FEDERAL PRENDE SUBCOMANDATE DA POLÍCIA DE GOIAS

Desmonte da PM de Goiás
A Polícia Federal prendeu ontem o subcomandante da Polícia Militar de Goiás, coronel Carlos Cezar Macário, e mais 18 policiais acusados de envolvimento num dos mais temidos grupos de extermínio do entorno do Distrito Federal, suspeito de executar aproximadamente 40 pessoas, entre elas mulheres e crianças. Na Operação Sexto Mandamento, a PF investiga ainda o envolvimento dos ex-secretários de Segurança Ernesto Roller e da Fazenda Jorcelino Braga com o grupo. Ex-candidato a vice-governador, Roller é hoje procurador-geral de Goiás. O número de vítimas pode ser ainda maior. A PF não fechou a contabilidade da matança. O caso é considerado tão grave que até a Secretaria Nacional de Direitos Humanos, vinculada à Presidência da República, foi chamada para ajudar a PF na fase inicial da apuração. Entre os presos, está o tenente-coronel Ricardo Rocha Batista, apontado como o chefe operacional do grupo. Ano passado, Batista se candidatou a deputado federal com um discurso em favor da repressão policial, mas não se elegeu.

Os policiais são acusados de simular confrontos para disfarçar as execuções. O grupo teria surgido com a ideia de matar criminosos supostamente sem chances de recuperação. Mas, na caçada aos bandidos, o esquadrão teria matado mulheres e crianças como queima de arquivo.

Ernesto Roller e Jorcelino Braga são suspeitos de facilitar a promoção funcional dos policiais suspeitos e, com isso, atrapalhar as investigações sobre os crimes. Os dois ex-secretários prestaram depoimento, em Goiânia. As investigações começaram em 2009. A PF anunciou a criação do e-mail denuncia.srgo@dpf.gov.br para receber informações sobre possíveis vítimas do grupo. O nome da operação é uma referência ao sexto mandamento bíblico, ´Não matarás`.

Fonte:Diariodepernambuco.com.br

Ler mais: http://policialbr.com/profiles/blogs/desmonte-da-pm-de-goias?xg_source=msg_mes_network#ixzz1E8yImiVV

Nenhum comentário:

Postar um comentário