terça-feira, 17 de maio de 2011

QUEM SERÁ O CULPADO PELO SUICIDIO DA PM ESTELA MENESES



Em conversa por telefone o Cb Agnaldo, representante da Associação dos Cabos e Soldados na cidade de Parnaíba relata alguns pontos onde o comandante da Cia da cidade de Pedro II-PI, informou que a referida PM a muito tempo ja vinha sofrendo de disturbios emocionais(DEPRESSÃO), mesmo antes de ingressar na PMPI, mas como ela conseguiu entrar para a corporação se para o ingresso são varias etapas, inclusive investigaçao social e exame psicológico, ela não tinha culpa e o tempo foi se passando e seu quadro clinico (DEPRESSÃO) foi aumentando, sendo que em inumeras vezes o Cap David cmt da cia de Pedro II, informou ao Cmt do CPI Cel Jaime que a policial estava com serios problemas e que deveria ser encaminhada para um tratamento de saude apropriado para seu problema, mesmo assim este Cel não acatou a solicitação do Cap David e sempre foi deferindo os pedidos para auxilio a jovem policial Estela. Em um dos relatos do então Cmt da cia de Pedro II, ele fala que a propria Estela indagou em para a Tenente Charlene varias vezes que ja não mais estava aguentando e que iria se suicidar: este relato também foi informado para o comandante do CPI Cel Jaime, e mais uma vez nada foi feito para amenizar tantos sofrimentos na nossa companheira. é uma tristeza o que ocorreu em data do dia 15/05/2001, ela acabou com sua propria vida.
Caros leitores é certo que ela poderia ate antes do ingresso na corporação ter tido esses problemas, mas a Policia Militar é uma instituição de mais de um século de existencia e ate o termino do curso de formação dela nunca se fez nada, nenhuma providência foi tomada para coibir este suicidio. Ouvindo estes relatos do cmt da cia de Pedro II, chegamos a uma conclusão que o principal culpado desta tragédia se chama Cel Jaime Comandante do CPI. O que será que devemos fazer, que providencias devemos tomar, será que a familia irá fazer algo ou não, colocaremos a assessoria juridica de nossa entidade a disposição da familia e mais o Cabo Agnaldo como ele é de Parnaíba ira ajudar no que for preciso, basta a familia o procurar em nossa sede ai em Parnaíba que funciona na rua Itauna nº 603 São Francisco, que ele saberá como ajudar.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A corda sempre parte para o lado mais fraco... Esse é um adágio popular bastante conhecido.
    Infelizmente, o verdadeiro culpado, ou aquele que poderia ter evitado essa tragédia não sofrerá nenhuma sanção (Pena), pois tratar-se de um Coronel da PMPI(CMT DO CPI), que não foi capaz de ouvir seus subordinados, quando todos falaram em uma única voz, sobre o estado psicológico da Sd Estela, que a mesma deveria passar por tratamento psiquiátrico, ser afastada do serviço...Seus companheiros sabiam que mais cedo ou mais tarde algo semelhante ao acontecido poderia acontecer, infelizmente eles não tem bola de cristal, e nem tão pouco podem prever o futuro.
    Quero deixar registrado que os policiais lotados em Pedro II-Pi, dentro de suas atribuições velaram pelo bem estar da Sd Estela; Deste o momento em que ela apresentou distúrbios psicológicos a atenção sobre ela e suas ações foram redobradas, sempre procurando garantir a integridade física dela e de seus companheiros...Seus próprios familiares temiam pela vida da Sd Estela, devido seu histórico suicida, pois antes dela ingressar nas fileiras da PMPI, ela já tinha tentado por mais de uma vez contra a sua vida...Mesmo sabendo de tudo que estava acontecendo com a Sd Estela(Através de ofícios), de como estava o seu estado psíquico emocional, o CMT DO CPI não foi capaz de atentar para quem estava, não como espectador, mas vivendo um trama dentro da CIA de Pedro II-Pi, com uma pessoa que já vinha passando por momentos difíceis em sua vida...Hoje, blogs especulam o real motivo da Sd Estela ter tirado a sua própria vida dentro de seu ambiente de serviço; o por que dessa tragédia? Posso lhe dizer que o motivo é obscuro, só ela responderia com exatidão a essa pergunta; Mas posso lhe afirmar que, se o CMT DO CPI tivesse ouvido os policiais de Pedro II-Pi, a história seria outra...
    O culpado dessa história esta estampado em estrelas gemadas; Mas não será motivo de admiração se ele não inventar ou criar um culpado para o suicídio da Sd Estela, e tirar toda a sua responsabilidade com o caso.
    Rumores dentro da CIA de Pedro II dizem que querem jogar a responsabilidade para um Soldado da turma da Sd Estela, alegando que o mesmo foi negligente ao ficar com ela na companhia(Quartel).

    ResponderExcluir
  3. Estou observando que algumas pessoas estão levando as coisas para o lado emocional, sei que perder uma pessoa, principalmente se essa pessoa é de nossa família, de uma maneira trágica como o SUÍCIDIO, nos torna cegos para a realidade... Não estou aqui para julgar o que os policiais de Pedro II faziam ou deixavam de fazer, mas sim para deixar bastante claro que a Sd Estela precisava urgentemente de tratamento psiquiátrico, POIS DESTE O CURSO DE FORMAÇÃO ELA APRESENTAVA DESPREPARO PSICOLÓGICO E EMOCIONAL PARA FAZER PARTE DA INSTITUIÇÃO MILITAR, e posso afirmar isso porque acompanhei a vida de minha companheira (Sd Estela) deste sua formação, pois era do mesmo pelotão que ela. Lamento por sua triste partida deste mundo, principalmente como aconteceu, através do SUÍCIDIO... Mas quero lembrar a todos que não devemos esquecer, no mínimo o crime de PREVARICAÇÃO do seu COMANDANTE DE COMPANHIA pertencente a Pedro II; Dizem que ele já tinha informado ao CORONEL JAIME sobre as condições psicológicas da Sd Estela, mas me pergunto e, deixo esse questionamento a todos : O CAPITÃO COMANDANDANTE DE PEDRO II, PODERIA TER PROCURADO O COMANDANTE GERAL O CORONEL RUBENS PESSOALMENTE E RELATADO OS FATOS A ELE, POIS CONFORME ELE MESMO DISSE EM CONVERSA TELEFONICA AO CB AGNALDO( PRESIDENTE DA ABECS EM PARNAIBA) QUE O CORONEL JAIME NÃO ATENDEU SUAS REIVINDICAÇÕES... NO MINIMO ELE DEVERIA TER IDO NO ESCALÃO SUPERIOR, POIS CONFORME RELATOS EM OUTROS BLOGS E ATÉ MESMO NESTE, TODOS SABIAM DO POTENCIAL SUÍCIDA DA SOLDADO ESTELA, EU DISSE TODOS DENTRO DAQUELA COMPANHIA SABIAM QUE A SD ESTELA IRIA SUÍCIDAR-SE, ENTÃO DIGO E AFIRMO, A SD ESTELA ESTAVA DOENTE, O CAPITÃO TINHA COMO ENCAMINHA-LA SIM AO UM PSIQUIATRA, APENAS BASTAVA INFORMAR AO CMT DO CPI, QUE POR SUA VEZ DARIA CONHECIMENTO AO CMT GERAL, PRONTO SIMPLES ASSIM... AGORA VEJO UMA CENA, QUASE QUE CÔMICA, SE NÃO FOSSE PELO SUÍCIDIO DE UMA COMPANHEIRA DE PROFISSÃO... UM OFICIAL , QUERENDO PASSAR A RESPONSABILIDADE PRA OUTRO; PRA MIM FORAM DOIS OS CULPADOS PELO QUE ACONTECEU EM PEDRO II, O CAPITÃO COMANDANTE DA COMPANHIA DE PEDRO II, E CORONEL JAIME... ENTÃO FICA AQUI MEU APELO AO COMANDANTE GERAL, O SRº CORONEL RUBENS; AFASTE DO COMANDO TANTO O CAPITÃO DE PEDRO II, COMO O COMANDANTE DO CPI O CORONEL JAIME... Fica aqui minha indignação a esses dois oficiais sem iniciativa, ou se tem não mostraram o bastante....

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente, lendo relatos sobre este fato tirei minhas conclusões:
    1-A Sd Estela estava com problemas de depressão ( Isto é fato);
    2-Todos sabiam do potencial suicida da referida soldado;
    3-O fato foi comunicado ao Coronel Jaime, CMT do CPI;
    4-Ela concorria em uma escala de serviço PELA COMPANHIA DE PEDRO II ( Confeccionada possivelmente por seus superiores que sabiam do estado emocional da soldado), de 24/48, no mínimo;
    5-Não houve iniciativa própria do seu comandante imediato( Que era esse Capitão David), que com certeza ele tinha e tem poderes para afastar qualquer policial da ESCALA DE SERVIÇO, principalmente em um estado como o da Sd Estela;
    6-Esse Capitão David, vim dizer que avisou através de documentos sobre o estado da soldado ao Coronel Jaime, e não fazer mais nada além disso, sabendo que a própria mãe da soldado temia que ela viesse a suicida-se, só mostra o grau de despreparo que esse oficial tem de comandar uma organização militar.
    7-O certo era que o esse Capitão David afastasse, no mínimo a Soldado Estela da ESCALA DE SERVIÇO, e não ficasse apenas mandando documentos para coronel algum, precisamos de oficiais de atitude, infelizmente não tivemos isso do referido capitão David, e nem tão pouco do coronel Jaime.
    4-A Sd Estela acabou se suicidando...
    No mínimo em casos como esse , os referidos oficiais deveriam ser afastados de seus cargos, tanto esse Capitão David, como o Coronel Jaime.

    ResponderExcluir
  5. Ela era muito BOA,pena que se matou

    ResponderExcluir