quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Quer ser soldado?

Vidal Carvalho
Soldado da PM/PI

O Governo do Estado do Piauí, através da Polícia Militar, fará concurso público para a inclusão de novos soldados. A carência de policiais é patente, pois a violência, queira ou não algumas autoridades, é crescente. Portanto, precisamos de bravos companheiros para o enfrentamento da bandidagem, e para a honrosa missão de proteger a sociedade e o patrimônio público.
Segundo a ONU, deve ter um policial para cada grupo de 200 pessoas, e fazendo os cálculos (sou ruim de matemática), considerando que o Piauí tem, aproximadamente, 3 milhões de habitantes, chego à conclusão de que a Gloriosa PM deveria ter, pelo menos, 15 mil homens e mulheres no labor policial. Hoje, apesar das baixas dos últimos meses, quase dez policiais morreram de dezembro de 2008 para cá, e sabendo que muitos ainda não foram para a reserva porque perderão vantagens salariais, só temos, prontos para o policiamento diário, aproximadamente 6 mil guerreiros e guerreiras.
Antigamente, o homem só precisava ser valente para ser um bom policial. Mas nesse aspecto avançamos. A sociedade evoluiu. Hoje, é muito boa a qualificação dos jovens que incorporaram à vida militar na última década. Dos que estão atualmente no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças - CFAP - sabe-se que apenas 19% têm o Ensino Médio; os demais são graduandos nas diversas áreas; mais da metade são graduados e pós-graduados; seis mestres e três doutorando. Quanto orgulho saber que a Polícia Militar do Piauí está ficando nesse nível. Mas é ao mesmo tempo doloroso saber que a maioria não permanece por muito tempo nos quadros da Instituição. Muitos dos homens e mulheres que entraram na PM/PI de 2000 para cá, se desiludiram, e já não usam mais essa farda tão amada e tão odiada. Centenas já trabalham em outros locais, e, com certeza, com melhores condições de trabalho e salários dignos.
Eles têm razão. Pouca coisa atrai nas Polícias Militares de todo o país. Pesquisa recente feita pela Fundação Getúlio Vargas, diz que (pasmem) 72% dos policiais brasileiros não estão satisfeitos com a sua profissão. Ou seja, nenhum outro profissional tem mais baixa autoestima que policial militar, sobretudo, cabos e soldados. Por que os governos nos maltratam tanto nesse país? O que fizemos de errado? Até onde sei, foram os soldados romanos que crucificaram Jesus Cristo, não os brasileiros.
Das péssimas condições de trabalho já falei; a escala de serviço fere a Constituição brasileira aqui em nosso Estado; os alojamentos e banheiros da maioria dos quartéis são insalubres; já viram o posto policial da Praça Rio Branco? Um lixo, uma vergonha! (atenção, Vigilância Sanitária!); as viaturas da PM/PI são as únicas do mundo que não ‘descansam o motor' de vez em quando; repito o que já disse anteriormente, em artigo: um soldado da PM/PI ganha menos de 5% do maior salário pago pelo Estado; somos os únicos funcionários públicos que viajam sem diárias, e que demoram a ser pagas; têm delegacias no Interior do Estado com dois policiais; a Lei que regulamenta as promoções (de praça) não é cumprida; o nosso Regulamento Disciplinar é do ‘arco da velha', e em muitos de seus Artigos é inconstitucional; há exemplos terríveis de descaso, falta de companheirismo e perseguição por parte de superiores nos quartéis;
Jovem, o edital do concurso da PM sairá em breve... E aí, ainda quer ser soldado?

Um comentário:

  1. Quero sim !!!!

    Por favor , quando sair o edital divulgar no blog!!! agradeço des de ja !!! abraço !!!

    ResponderExcluir